Aderindo às novas práticas de sustentabilidade implantadas no complexo, os clientes e visitantes do Itatiba Mall contribuíram para manter limpos quase 5 mil litros de água. Mas como isso?

É simples: Com o descarte correto das bitucas de cigarro. Além de ser o lixo mais comum do mundo, as bitucas provocam sérios impactos ao meio ambiente. Desde o início do projeto, os prejuízos ao meio ambiente  foram minimizados, levando em consideração que a cada 2 bitucas descartadas em nossas águas gera o correspondente a poluição causada por 1 litro de esgoto.

O sucesso do programa se dá pela colaboração dos usuários, preservando a limpeza do ambiente e a saúde de todos. Apenas no mês de junho foram coletadas 7.125 bitucas, o que corresponde à não contaminação de 3.563 litros de água.

 

Desde o início

A disposição de bituqueiras por todo o complexo para o descarte correto teve início no mês de maio deste ano e, desde então, foram coletadas 9.825 unidades do material. Seguindo as métricas já informadas, foram preservados 4.913 litros de água nesse período.

Além disso, o nosso planeta ficou mais limpo, pois 3,93 quilos de lixo tóxico não foram indevidamente descartados no solo, na água ou em aterro sanitário. Esse número não é pequeno, uma vez que apenas uma bituca contém mais de 7.000 substâncias químicas tóxicas.

 

Para onde vão as bitucas?

Todo o material recolhido no complexo será submetido, por meio da parceria do Itatiba Mall com a Poiato Recicla, a um processo de reciclagem na qual será transformado em massa celulósica utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela UnB – Universidade de Brasília.

Ou seja, todas as bitucas de cigarro descartadas corretamente, por clientes e visitantes, virarão papel novinho em folha. É a reciclagem garantindo a todos nós um recomeço, uma página em branco. Vamos juntos escrever um futuro melhor.